Altar

 

 

1. O Altar de Buda (Butsudan)

Um altar de Buda não é somente um local onde se honra os antepassados. Dentro do altar, há uma área onde é representado o Monte Sumeru (a montanha que está no centro da cosmologia Budista) e no centro dessa área fica a imagem principal. Da mesma forma que ocorre com a Principal Sala do Darma de um templo, o altar de Buda é “o templo no centro da nossa casa.”

2. Imagem Principal (Honzon)

A imagem principal da Escola Soto Zen é a do fundador do Budismo, Shakyamuni Buda. Ele nos ensinou a melhor maneira através da qual podemos viver nossas vidas e é a imagem principal do altar de Buda. Em princípio, tudo o que é necessário é a imagem de Shakyamuni Buda. Porém, se você tem um pergaminho com as imagens de Shakyamuni Buda e as dos dois fundadores da Escola Soto Zen no Japão, Dogen Zenji e Keizan Zenji, é possível pendurá-lo no centro do altar de Buda. Se já existe uma imagem de Shakyamuni Buda no altar, então pendure o pergaminho atrás da imagem.

3. O Significado do Altar de Buda

Os três elementos fundamentais da prática e da fé da Escola Soto Zen são zazen, gassho e reverenciar. Ao sentarmos com a mente calma, colocar nossas mãos juntas em gassho, e reverenciar (expressar nossa reverência) somos capazes de refletir e praticar os ensinamentos de Buda em nossas vidas diárias. Realizar essa prática traz para nós a paz mental. Honrar nossos antepassados é retribuir nosso sentido de gratidão por termos recebido deles a nossa vida. Isso também serve para que possamos sentir intensamente que herdamos não só nossas vidas individuais mas a vida de todas as coisas.

4. A maneira de Reverenciar o Altar de Buda

Em relação à maneira de reverenciar o altar de Buda, a coisa mais importante a ser lembrada é que Shakyamuni Buda está no coração do altar de Buda. A imagem de Shakyamuni Buda fica no centro da prateleira superior do altar.

Os tabletes memoriais de nossos antepassados são colocados à esquerda e à direita de Shakyamuni Buda. De frente para o altar, os tabletes mais antigos são colocados do lado direito, e os mais novos ficam do lado esquerdo. Quando há muitos tabletes memoriais, existem várias formas de combiná-los em um único tablete. Por favor consulte o sacerdote do templo de sua família sobre isso.

Ofertas tanto para a imagem principal quanto para os antepassados são feitas como se esses seres estivessem presentes. Há cinco tipos básicos de ofertas: incenso, flores, velas, água e alimentos (bandeja de alimentos, frutas, doces, alimentos prediletos e assim por diante).

Por favor, ofereça alimentos que você possa comer. Essas ofertas não estão restritas apenas ao arroz. Para não jogar alimento fora, compartilhe com os familiares após ter sido oferecido. Além disso, certifique-se de sempre oferecer ao altar de Buda tudo o que receber de presente.

Ofertas de chá e água são colocadas no centro da prateleira do meio. No caso de ser utilizado apenas um recipiente para oferecer líquidos, coloque os alimentos a sua direita. Caso haja dois recipientes para chá ou água, os alimentos devem ser colocados entre eles. Doces e frutas são arrumados em bandejas com bases altas e colocados a esquerda e à direita dos recipientes com líquidos.

Lembre-se de que em relação ao incenso, não estamos oferecendo fumaça, mas uma fragrância agradável. Se estranhar a fragrância de um incenso, procure incensos de outros tipos. Na prateleira mais baixa do altar de Buda, coloque o vaso de flores, o incensário e o castiçal. Os incensários possuem uma parte fronteira e uma traseira determinadas. Se o incensário se apoiar em três pés, um dos pés deve estar na frente.

O livro com o nome dos ancestrais deve ficar facilmente visível. Todas as manhãs, abra o livro na página correspondente a cada dia.

Na estante abaixo da prateleira mais baixa, coloque os ítens necessários para a reverência diária, como o sino, o livro de sutra, o juzo (rosário budista) e assim por diante. Nos momentos em que estiver em frente ao altar de Buda, se tiver um mokugyo (literalmente Peixe de Madeira, um instrumento de percussão) coloque-o à direita, e o sino à esquerda. Caso tenha apenas o sino, coloque–o a sua direita. Quando não houver espaço suficiente para colcocar os objetos no altar de Buda, o melhor seria colocar uma pequena mesa em frente ao altar.

Assim concluímos a introdução ao modelo de como reverenciar um altar de Buda.

Atualmente podemos comprar altares compactos que são confeccionados como se fossem mobília doméstica. Por favor, consulte o sacerdote do templo da família, caso tenha alguma dúvida sobre esses ítens.

(extraído do site da Sotozen: https://global.sotozen-net.or.jp/por/how_celeb_buddha.html)