Hana Matsuri - Todo dia oito de abril.

13/06/2013 16:57

 Ocorre sempre no dia 08 de abril o Hana Matsuri .


A Cerimônia é para comemorar o Nascimento de Xaquiamuni Buda.

É um momento único dentro do Calendário do Budismo Soto-Shu Zen. 

O aniversário de Shakyamuni Buda é celebrado no dia 8 de abril. Ele nasceu há cerca de 2500 anos, filho do Rei Suddhodana e da Rainha Maya, no jardim de Lumbini, localizado em Kapilavastu, um pequeno reino aos pés do Himalaia. Ele foi chamado de Sidarta e mais tarde, de Shakyamuni Buda.

Há muito tempo se diz que no momento de seu nascimento Shakyamuni Buda falou: “O céu, a terra e eu somos todos uma só pessoa.” Em todos os templos do Japão, a imagem do Buda bebê, com o dedo indicador da mão direita apontado para o céu e o da mão esquerda apontado para a terra, é colocada sob um pequeno pavilhão, recoberto de flores. A imagem é banhada com chá doce e é dessa forma que se celebra o Festival das Flores.

Entretanto, o Festival das Flores não se celebra apenas em templos. É tido como um evento público, especialmente em jardins da infância, onde ocorre em grande escala. Acreditemos na verdadeira felicidade trazida pelos ensinamentos de Shakyamuni Buda e celebremos a alegria insuperável que nos dão.

O chá doce é um elemento essencial do Festival das Flores. De acordo com a lenda, dois Reis Dragões fizeram chover do céu água doce quente e fria para banhar o Buda bebê. Além de tomarmos chá doce no Festival das Flores, é costume moer tinta sumi e misturar ao chá para depois escrever: “Oito de Abril é um dia de boa sorte e insetos são afastados.” Esse pedaço de papel com a inscrição é pendurado de cabeça-para-baixo e acredita-se que afaste insetos desagradáveis.

Quem puder, traga flores ou velas ou doces para decorar o Altar e depois fazer uma confraternização; serão muito bem vidas estas doações.

Gasshô!

Att., Bruno B. N. (Webmaster do ZenDo Brasil RIO)